Grandes colegas defensores,
É com satisfação que escrevo essa mensagem de apoio à causa da Defensoria Pública de Minas Gerais,estado no qual residi por muitos anos e onde percebi que o Estado reluta em honrar a dívida histórica que possui junto à população por não garantir acesso substancial a uma decisão judicial satisfatória ao seu ensejo.
Hoje,resido e labuto diariamente no Estado do Pará.,mais especificamente no município de Santarém. O Pará sempre foi conhecido como uma “terra sem lei” e o ínfimo corpo de Defensores públicos que compunham os seus quadros eram recrutados com finalidades meramente eleitorais ,sendo a Defensoria Pública muito desprestigiada,com indignos salários e inexistência de uma consciência profissional entre seus membros.
Com a aprovação da Emenda Constitucional 45 e a pressão incessante dos movimentos sociais, a concepção que os governantes possuíam mudou drasticamente e a imagem da instituição melhora a cada concurso público que realiza.
Houve uma política salarial ininterrupta que obteve o resultado de manter muitos bons profissionais ,a estrutura melhora a cada dia com novos Núcleos Regionais e o atendimento aos jurisdicionados vem avançando sob o prisma de sua humanização.
Isto não importa em dizer que os problemas não existam,apenas se faz necessário reconhecer por exemplo que a derrota da então Chefe do Poder Executivo não importou no esquecimento de nossas reivindicações pelo atual Governador,que igualmente pertence ao PSDB ,partido do atual mandatário-mor do Estado de Minas Gerais. Os repasses continuam sendo feitos de forma integral e pontual.Em breve,novos colegas serão nomeados, como já foi anunciado pela imprensa local.
Por isto,não posso acreditar que Minas Gerais não possa oferecer uma assistência jurídica integral e gratuita ao seu povo, sendo imprescindível para tal mister a nomeação de todos os candidatos aprovados neste certame que felizmente foi encerrado com mais de duzentas aprovações.
Manifesto portanto meu integral apoio à causa dos noviços Defensores Públicos mineiros ,pois sem Defensor Público Minas Gerais nunca será um Estado onde a cidadania e a democracia prosperem.
Santarém, 21 de abril de 2011.
VINICIUS TOLEDO AUGUSTO
DEFENSOR PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ
Obrigado pelo apoio, Dr. Vinicius! Certamente o Governo de MG não deixará os pobres desamparados e nomeará, de forma célere, todos os defensores aprovados, melhorando este serviço essencial em todo o Estado!
ResponderExcluirOBRIGADO DRº VINICIUS TOLEDO! O BRASIL INTEIRO ESTÁ SE UNINDO PELA NOMEAÇÃO DE TODOS APROVADOS NA DEFENSORIA DE MINAS GERAIS!
ResponderExcluirOBRIGADO!
Dr Vinícios, muito obrigado pelo apoio que vem de tão longe! Obrigado! Juntos a Defensoria Pública será a melhor Instituição desse país!Pelo povo e para o povo!
ResponderExcluirNOMEAÇÃO DE TODOS OS APROVADOS JÁ!!!
ResponderExcluir"...pois sem Defensor Público Minas Gerais nunca será um Estado onde a cidadania e a democracia prosperem".
ResponderExcluirCom a palavra, o GOVERNADOR!
Muito Obrigado por apoio, que vem de todo Brasil!
ResponderExcluirA DPG deveria fazer valer a autonomia da Defensoria/MG!